O estresse e a pressão psicológica são algumas das consequências do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Como manter a saúde em dia durante esse momento? Um novo estilo de vida surgiu. Cada vez mais pessoas migram para o trabalho home office ou anywhere office (trabalhar de qualquer lugar), enquanto que as crianças estudam de casa. Além disso, novos hábitos se formaram, com restrições e regras que devem ser seguidas em todos os lugares. 

Precisamos cuidar do nosso corpo, mente e espírito. Pensando nisso, inspirados no Guia da OMS e nos Pilares do Autocuidado, do Hospital Albert Einstein,  trouxemos 7 dicas para que você possa manter a sua saúde em dia. Aproveite o conteúdo!

1. Cuide da sua saúde mental

Com base na lista de orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), essas dicas são simples, mas podem te ajudar a cuidar da ansiedade e do estresse: Tenha uma rotina diária mesmo com o distanciamento; realize terapia online; tenha cuidado com o excesso de informação, fake news e notícias ruins; utilize a tecnologia para se aproximar das pessoas – converse com parentes e amigos online; faça meditação; realize as atividades que gosta e lembre sempre de ter pensamentos positivos.

2. Tenha um sono de qualidade

Percebeu que está sonolento, com variações no humor e fadiga? Então, pode ser que você não esteja dormindo como deveria. O sono de qualidade é importantíssimo para uma vida saudável, visto que mantém o corpo fortalecido e preparado para o estresse do cotidiano. Além de ajudar a manter o metabolismo saudável. Recomenda-se uma noite de 7 a 9 horas de sono para os adultos. 

Dica: Antes de ir para cama, evite telas e notícias ruins. Invista em músicas relaxantes, por exemplo.

3. Tenha uma Alimentação Equilibrada

Manter uma alimentação equilibrada é um dos requisitos primordiais para uma vida saudável. Faça pratos bem variados e coloridos para que seu corpo possa obter minerais, vitaminas e micronutrientes necessários. Consuma frutas, no mínimo 5 porções por dia e adicione cereais e grãos integrais.

4. Realize atividades físicas

De acordo com a OMS, adultos precisam realizar pelo menos 150 minutos de atividade física, sendo 30 minutos de atividade com intensidade moderada, cinco vezes por semana, ou atividade de intensidade elevada de 75 minutos, duas vezes por semana. De qualquer lugar, mesmo em ambientes fechados, é possível se exercitar. Essas atividades vão contribuir bastante para o seu bem-estar. Que tal dançar um pouco, caminhar, praticar yoga, descer escadas?

5. Se relacione com o Meio Ambiente

Se relacionar com a natureza é uma ótima forma de se manter ativo e reduzir o estresse. Em Mogi das Cruzes, por exemplo, existem diferentes parques para a prática de ecoturismo e também para realizar caminhadas e trilhas. Mas se não quiser sair de casa, observe a natureza ao seu redor, as plantas, os jardins, vale até ver paisagens naturais na internet. E se não cultivar plantas, faça um teste e leve uma para o ambiente em que estiver!

6. Cultive relacionamentos saudáveis

Bons relacionamentos são capazes de manter as pessoas felizes. É necessário ter empatia com o outro, saber os limites (nossos e dos outros). Mesmo distante fisicamente, invista em si mesmo e nas pessoas.

7. Tenha Espiritualidade

A espiritualidade não está ligada apenas a religião, mas sim ao propósito, o significado e a maneira com que nos conectamos com o momento, com nós mesmos, os outros, à natureza e aquilo que é mais significativo ou sagrado. Isso pode ser alcançado através da meditação, da oração ou simplesmente quando estamos em silêncio.

O que achou das nossas dicas? Cuide de você sempre e das pessoas que estão ao seu redor para que sua saúde se renove a cada dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *