Mogi das Cruzes, a 50 km da capital paulista, é uma simpática cidade cheia de qualidade de vida e muitos atrativos. Ela é cortada pelas serras do Itapeti e do Mar e também faz parte do famoso Cinturão Verde de São Paulo. Se você é apaixonado pela natureza e deseja aproveitar todas as trilhas, passeios e atividades de ecoturismo de uma cidade, este pode ser o destino perfeito para planejar sua viagem. 

 

Em Mogi, é possível praticar esportes radicais, conhecer pontos turísticos e explorar o melhor do turismo rural. Continue a leitura deste conteúdo que vamos te mostrar os melhores lugares para a prática de ecoturismo!

 

Pico do Urubu

 

Localizado na Serra do Itapeti, o pico possui 1.140 metros de altitude. O lugar é o cenário perfeito para aqueles que estão buscando esportes radicais. Aqui o paraglider ou asa delta são esportes populares. O local conta com uma estrutura para quem deseja praticar ou apenas assistir. Outras atividades procuradas no local são as trilhas para caminhada e mountain bike.

 

Parque das Neblinas

 

Sem dúvida, é um dos parques mais importantes quando pensamos em atividades de ecoturismo. Isto porque é possível realizar trilhas autoguiadas ou monitoradas (Trilha do Brejo, das Antas, do Inox, da Cachoeira, Lava-pés), visitar cachoeiras, passear sob uma passarela suspensa, realizar cicloturismo, fazer canoagem, e muito mais. Lugar perfeito para respirar ar puro, tomar banho nas águas do rio ou cachoeira e ficar bem próximo da fauna e da flora.

 

Trilha do Mirante

 

A Trilha do Mirante possui 11 km (ida e volta) e está localizada dentro do Parque das Neblinas e é perfeita para quem deseja ter uma belíssima vista para o litoral. Você ainda terá a oportunidade de tomar banho nas águas do Rio Itatinga, fazer o banho de floresta (shinrin-yoku – prática japonesa de estar em contato com a atmosfera da floresta. é realizada em silêncio na mata) e ainda experimentar um almoço com ingredientes selecionados da Mata Atlântica, como por exemplo cambuci e taioba, no bistrô Natural da Mata

 

Parque Centenário

 

O parque é bem arborizado com espécies de plantas diversas, tais como ipês, quaresmeiras, palmeiras, cerejeiras, dentre outras. Como atrativos, o visitante poderá fazer uma trilha que margeia o rio, visitar o Museu da Imigração Japonesa e conhecer os quatro lagos, bem como realizar outras atividades. Ele está dentro da Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê.

 

Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo

 

Localizado na Serra do Itapeti, é um dos parques populares para os mogianos e conta com visitas monitoradas, trilhas interpretativas e muita flora e fauna nativas da Mata Atlântica. O acesso é feito pela via Benedito Ferreira Lopes – Jardim Ponte Grande.

 

Ilha Marabá

 

A Ilha Marabá é um santuário ecológico no coração de Mogi das Cruzes, no bairro Mogilar, com um pequeno pedaço da Mata Atlântica. Possui um núcleo de educação ambiental com visitas monitoradas onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer o ecossistema do rio Tietê. 

 

Como praticar ecoturismo em Mogi das Cruzes?

 

Existem agências de ecoturismo que promovem roteiros para viajantes que desejam realizar ecoturismo, seja em Mogi ou São Paulo. Nos roteiros são incluídos esportes de aventura tais como canoagem, rapel e rafting, passeios noturnos e até turismo cultural.

Quer aproveitar Mogi das Cruzes e todas as opções de ecoturismo da cidade? Que tal fazer uma reserva no Hotel Marbor, que está localizado na Vila Helio, região central da cidade? Veja tudo o que Mogi das Cruzes tem para te oferecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *